sexta-feira, 30 de maio de 2014

Just In Case vs. Just In Time


Conforme o site do Geocities, no período da administração Científica Mecânica a ênfase foi dada à especialização do profissional, criam-se os técnicos e os especialistas em reduzidos campos de atuação.
A gestão de um negócio pela ótica do JIC conduz a que se produza segundo a máxima capacidade de produção dos recursos, antecipando a demanda futura sob a forma de estoques. Não se desenvolvem esforços nem para balancear as capacidades nem para eliminar as variabilidades, pois o interesse é operar o tempo todo na máxima capacidade. O ritmo de produção é ditado pela capacidade excessiva do primeiro processo, que "empurra" a produção em direção aos processos sucessivos, resultando inventário consideravelmente mais alto do que o necessário. 
Nas empresas o egocentrismo funcional e a disputa por cargo e salários são regra básica entre os funcionários. Os departamentos e setores viram empresas distintas dentro da própria empresa. Grande é a quantidade de empregados ocupando espaças e muitas vezes efetuando tarefas que nada contribuem aos objetivos da empresa ou os desenvolvimentos de seus fins, sempre com baixas remunerações.
O sistema organizacional hierarquicamente é representado com enfoque tecnicista não só dos postos de função na empresa mas até de formação social.
Disponível em: http://br.geocities.com/jit_vs_jic/jit_vs_jic.htm

Just In Time

Segundo o SIte da Frigoletto, aaplicação de algumas técnicas na produção japonesa permitiu reduzir estoques, em todos os níveis, incrementar a capacidade disponível em grandes investimentos adicionais, diminuir tempos de fabricação, melhorar a produtividade e a qualidade dos produtos fabricados, etc. E uma destas técnicas foi o JIT – Just-In-Time que tem o objetivo de dispor da peça necessária, na quantidade necessária e no momento necessário, pois para lucrar necessita-se dispor do inventário para satisfazer as demandas imediatas da linha de produção. Um exemplo aqui no Brasil é a fábrica da Volkswagen situada na cidade de Resende no estado do Rio de Janeiro. No mesmo terreno situam-se as instalações dos fornecedores de peças. Após recebido o pedido, a VW de imediato solicita aos fornecedores as peças necessárias o que prontamente é atendido. Nesse caso, todos os processos são realizados em tempo bem menor que em outros métodos de produção. Também há uma economia no tempo e no custo do transporte entre o fornecedor e a empresa solicitante.

Fundamentos e características
O sistema Just-in-time/Kanban freqüentemente é associado a uma política de redução de estoque de matérias-primas através da sua entrega em intervalos e lotes menores. Na realidade, o sistema é muito mais abrangente do que essa característica “externa”. Internamente a fábrica, há mudanças do trabalho e do sistema de informações. De uma maneira geral, dois são os princípios deste sistema de produtividade, Just-in-time e controle autônomo dos defeitos. O Kanban propriamente dito é um sistema de informações para administrar o Just-in-time.



Objetivos do Just-In-Time


  • Flexibilizar a empresa;
    Produzir somente os produtos necessários;
    Produzir com qualidade requerida;
    Menor “Lead Time” na concepção de novos produtos;
    Menos “Lead Time” na manufatura;
    Melhor atendimento ao cliente;
    Menor perda (maior valor agregado ao produto);
    Maior retorno de investimento;
    Reduzir estoques em processo, produtos acabados e eventualmente matérias-primas;
    Reduzir custos de fabricação;
    Gerar espaços de Fábrica;
    Produzir por métodos que permitam o envolvimento das pessoas (moral, satisfação, desenvolvimento, autocontrole;
    Reduzir o custo e o tempo de transporte dos produto entre fornecedor e a empresa solicitante.
Elementos do JIT
Conforme o site do Vilabol, os elementos básicos do JIT são:
-Redução dos estoques: O JIT tem como objetivos principais a eliminação de desperdícios e o melhoramento contínuo do processo. Muitos destes desperdícios são evitados com a identificação de problemas que costumam ficar escondidos atrás dos estoques excessivos.
-Lead Time: A redução dos tempos envolvidos no processo de produção é importantes para aumentar a flexibilidade da empresa em relação ao seu concorrente.
-Setup: A redução de Setup se constitui em uma das maneiras segura de aumentar a flexibilidade da produção. Diminuindo este tempo de setup, as empresas podem atender seus clientes de maneira mais rápida, principalmente nos momentos em que ele mais precisar.
-Diminuição dos estoques: Um dos principais pilares do sistema JIT é a redução dos lotes de produção, estes estoques quando menores forçam os erros que venham a existir no processo a aparecerem e também acabam com capital de iro empatado nos altos estoques.
-Kanban: O Kanban funciona como requisições de produção, sistema de emissão de requisições e ordens de produção.
-Layout:O arranjo físico celular é geralmente utilizado nas empresas que adotam o JIT. Os postos de trabalho são bastantes próximos, e isto evita gastos com transportes dos materiais de um posto para outro.
-Envolvimento de mão-de-obra direta: Nas empresas que adotam o JIT, há em geral uma maior participação e envolvimento da mão-de-obra. Os colaboradores são geralmente polivalentes, controlam a qualidade do produto, fazem pequenas manutenções e podem parar as linhas de montagem se ocorrer algum problema. Os colaboradores são incentivados a participarem do processo através de sugestões e de grupos de trabalho para resolução de problemas.
-Gestão de Qualidade: A qualidade se constitui em um dos mais importantes elementos do programa JIT. Deve-se aumentar a produtividade, obter alta qualidade e manter esta alta qualidade.
-Relação com fornecedores: A relação cliente-fornecedor deve funcionar como uma parceria, uma vez que o bom funcionamento do depende do suporte e coordenação dos fornecedores. É através desta boa parceria que são realizadas as entregas freqüentes essenciais para o sucesso do JIT-Kaizen: É uma estratégia de melhoria contínua responsável pelo progresso industrial e sucesso competitivo. O Kaizen nunca terá fim, sempre que for necessário modificar as linhas de produção para se obter ganho de produtividade melhoramento da qualidade, redução do setup ou redução do estoque em processo será feito um Kaizen.
JIT é um enfoque moderno para a gerência pensar, recuperar e concentrar esforços na volta dos fundamentos em todas as atividades da empresa.
O JIT não tem um enfoque linear para a solução de problemas; é um enfoque circular sem local ideal para começar.Em termos de produção, Just-in-time significa que, na montagem de um produto, as necessárias submontagens (subconjuntos) precedentes devem chegar na linha no momento necessário à montagem e na quantidade necessária. Dentro dessa lógica, procura-se produzir somente o que terá utilização imediata, com lotes tanto menores quanto possível.
A implantação de um sistema de produção JIT requer uma grande flexibilidade na programação da linha de produção e também uma ótima sincronia de trabalho entre os clientes e seus fornecedores.
Vantagens do JIT
Conforme o site da Ietec, as vantagens do sistema de administração da produção JIT podem ser mostradas através da análise de sua contribuição aos principais critérios competitivos:

Custos:
As características do sistema JIT, o planejamento e a responsabilidade dos encargos da produção pelo refinamento do processo produtivo, favorecem a redução dos desperdícios. Existem também grandes reduções dos tempos de setup, interno e externo, além da redução dos tempos de movimentação, dentro e fora da empresa.
Qualidade:
O projeto do sistema evita que os defeitos fluam ao longo do fluxo de produção de produção. Os trabalhadores são treinados em todas em todas as tarefas de suas respectivas áreas, incluindo a verificação da qualidade. Se um lote inteiro for gerado com peças defeituosas, o tamanho reduzido dos lotes minimizará o número de peças afetadas.

Flexibilidade:
O sistema JIT aumenta a flexibilidade de resposta do sistema pela redução dos tempos envolvidos no processo. A flexibilidade dos operadores contribui para que o sistema produtivo seja mais flexível em relação às variações dos produtos.

Velocidade:
A flexibilidade, o baixo nível de estoques e a redução dos tempos permitem que o ciclo de produção seja curto e o fluxo veloz
Confiabilidade:
A confiabilidade das entregas também é aumentada através da ênfase na manutenção preventiva e da flexibilidade dos trabalhadores. O Kanban e o princípio da visibilidade permitem identificar rapidamente os problemas que poderiam comprometer a confiabilidade, permitindo sua imediata resolução.
Limitações do JIT

As principais limitações do JIT estão ligadas à flexibilidade de faixa do sistema produtivo, no que se refere à variedade de produtos oferecidos ao mercado e a variação de demanda de curto prazo. O sistema JIT requer que a demanda seja estável para que se consiga um balanceamento adequado dos recursos, possibilitando um fluxo de materiais suave e contínuo. Caso a demanda seja muito instável, há a necessidade de manutenção de estoques de produtos acabados em um nível tal, que permita que a demanda efetivamente sentida pelo sistema produtivo tenha certa estabilidade.
Como o sistema KANBAN prevê a manutenção de certo estoque de componentes entre os centros de produção, conforme foi descrito, se houver grande variedade de produtos e componentes, o fluxo de cada um não será contínuo e sim intermitente, gerando altos estoques em processo para cada item, principalmente considerando-se a demanda de cada um. Isto contrariaria uma série de princípios da filosofia JIT, comprometendo sua aplicação. Outro problema resultante de grande variedade de produtos seria a conseqüente complexidade dos roteiros de produção. O princípio geral de transformação de processo produtivo numa linha contínua de fabricação e montagem de produtos fica prejudicado se um conjunto de roteiros preferenciais não pode ser estabelecido.

Implantação do JIT
Uma das principais dificuldades na implantação do JIT, consiste no tempo de transporte do produto entre os fornecedores e clientes. Uma grande distância entre fornecedor e cliente pode inviabilizar completamente o fornecimento do produto dentro do tempo necessário para que ele seja utilizado na linha de montagem.
Disponível em: http://www.ietec.com.br/

Just In Case x Just In Time


No sistema Just in Case, como o próprio nome já fala, é um processo quando se trabalha com um nível x de estoque, para o acaso de ocorrer algum problema a empresa terá a sua produção garantida.

O sistema Just in Time, tem o objetivo de dispor da peça necessária, na quantidade necessária e no momento necessário, pois para lucrar necessita-se dispor do inventário para satisfazer as demandas imediatas da linha de produção.
A redução do estoque do sistema pode aumentar o risco de interrupção da produção em função de problemas de administração da mão de obra, como greves, por exemplo, tanto na própria fábrica como na de fornecedores. Da mesma forma, o risco de paralisação por quebras de máquinas também é aumentado.Conforme o site da Geocities:

O JIC trabalha com o sistema de metas, ou seja, a empresa produz o que planeja e impõe a mercadoria ao consumidor.

JUST IN CASE
Estoques Elevados
Lotes Elevados de Produção
Setups Elevados
Vários Fornecedores
Manutenção Centralizada
Linha de Produção

Já o JIT trabalha com um sistema de pesquisacom relação à necessidade do mercado,com isso, atrai o consumidor.

JUST IN TIMEEstoques Zero
Lotes Unitários
Setups Rápidos
Parceria com Fornecedores
Manutenção Compartilhada
Células de Manufatura

Disponível em:http://br.geocities.com/alanteruel/gea/frame_menu.htm

Produção Empurrada


Conforme o site do Lean Institute Brasil, a produção empurrada é processamento de grandes lotes de produtos em um ritmo máximo, com base em previsão da demanda, movimentando esses lotes para o processo seguinte, fluxo abaixo, ou para armazenamento, sem levar em conta as variações reais no ritmo de trabalho do processo seguinte, ou seja, é a produção que vem antes da venda.

Disponível em: http://www.lean.org.br/bases.php?interno=thinking_vocabulario

Produção Puxada


Segundo o site Lean Institute Brasil, a produção puxada é um método de controle da produção em que as atividades fluxo abaixo avisam às atividades fluxo acima sobre suas necessidades. A produção puxada tenta eliminar a produção em excesso e é um dos três componentes principais de um sistema de produção Just-in-Time completo, ou seja, é fazer o que os clientes precisam no momento que quiserem, permitindo que o cliente puxe o produto da empresa quando necessário, em vez de empurrar muitas vezes produtos indesejados.

Disponível em: http://www.lean.org.br/bases.php?interno=thinking_vocabulario

Produção Puxada x Produção Empurrada

GSTETTNER & KUHN (1996) e SPEARMAN et al. (1990) dividem genericamente os sistemas de controle de produção em sistemas de “puxar” e “empurrar” a produção. Para estes autores, em sistemas do tipo “empurrar”, a produção é iniciada a partir de uma instância central de planejamento que faz uso de previsões para demandas futuras. A produção neste caso é iniciada antes da ocorrência da demanda, pois de outra maneira os bens não poderiam ser entregues dentro do prazo.
Em um sistema de “puxar”, a produção começa quando a demanda acontece de fato. A produção é disparada por um sistema de controle descentralizado. Para evitar longos tempos de espera, peças e produtos acabados devem ser estocados nos chamados buffers ou pulmões. Logo, os sistemas de “puxar” são chamados de sistemas com nível mínimo de inventário enquanto que os sistemas de “empurrar” são conhecidos como sistemas de inventário zero (apesar disto não ocorrer na realidade).

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